História do zíper nas calças jeans

É muito difícil imaginar como seria grande parte das nossas roupas se não existisse o zíper, como iríamos fechar nossas calças jeans sem o zíper?

Mas, você sabe como surgiu esse modelo de fecho tão utilizado nas roupas e como ele foi parar na calça jeans? consciencia-jeans

 Tudo começou com inventor nascido nos Estados Unidos Whitcomb L. Judson que iniciou em 1890 os estudos para o desenvolvimento do fecho-locker que foi o precursor do zíper que conhecemos atualmente.

Em novembro do ano de 1891 foi concedida uma patente para a criação de Whitcomb, que desenvolveu esse fecho com o conceito de “gancho e olho”

Algum tempo depois, em 1914, o engenheiro sueco Gideon Sundbäck inventou o zíper conhecido nos dias de hoje, com o conceito de dentes convergentes, que foi considerado melhor do que o desenvolvido por Whitcomb.

Outro inventor foi Henry David Lee, que fundou a marca Lee que foi a primeira a produzir peças em denim e foi inovadora no mundo da moda. A marca foi tão inovadora que em 1921 criou a primeira jaqueta jeans da história.O sucesso da grife começou mesmo no ano de 1924 quando criou as calças de cowboy de rodeio.

A marca também foi a primeira a fabricar jeans com zíper, o primeiro modelo no mundo surgiu no ano de 1926 e, desde então, a grande maioria das calças jeans que encontramos tem o fecho com zíper e botão.

O jeans nem sempre teve o fecho de zíper, ainda bem que atualmente temos essa facilidade para fechar nossas calças.

Deixe o seu comentário

*